quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

google editions


Começa a circular na internet a notícia de que a Google vai lançar o seu portal de venda de e-books, o Google Editions, ainda este ano. Inicialmente, venderá apenas para os Estados Unidos, mas em 2011 deverá se tornar global. O lançamento surge para competir diretamente com o Amazon, que atualmente possui cerca de 65% do mercado.

Segundo o The Wall Street Journal, o interessante do projeto é que deverá dar bastante destaque aos revendedores independentes. Além disto, o Google trará ainda a opção de armazenar todo o conteúdo online adquirido na nuvem, e não em um computador, kindle ou ipad. Assim, o usuário poderá acessar os e-books de qualquer lugar - basta estar conenctado a sua conta. A vantagem é que os livros se tornam disponíveis para qualquer usuário de computador, não apenas para os que possuem um tablet.

O mercado de e-books está em constante crescimento. Em 2010, as vendas do setor triplicaram em relação a 2009 (de US$301 para US$966 milhões). O Google conta com sua extensa rede de anúncios e pode transformar qualquer lugar em que se fala de um livro em um lugar onde se pode efetivamente comprar um livro.

Os e-books são ícones de (ao menos) duas tendências já confirmadas. A primeira é a digitalização de absolutamente tudo. A cultura digital que não mata mídias, mas cada vez mais acaba com determinadas plataformas midiáticas, e colabora na convergência das informações. E a consciência ecológica, que faz com que as pessoas estejam cada dia mais conscientes da importância de não desperdiçar papel.

(Falando em desperdício, já leram sobre o formato .WWF?)

Agora só resta esperar que os tablets e computadores de uma forma geral se tornam mais confortáveis para a leitura. Porque uma coisa é ler um post em um blog, uma matéria, até um artigo. Mas ler um livro inteiro continua um pouquinho difícil, não?

Update: Introducing Google eBooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário