terça-feira, 30 de novembro de 2010

mobilidade urbana I - schweeb


No passado, quando olhávamos para o futuro, viámos carros voadores, casas no espaço e colans prateados. O futuro chegou e, apesar de termos inventado coisas que jamais poderíamos imaginar, nossa locomoção urbana permanece, de uma maneira geral, bem no chão (ou embaixo dele).

Mas eis que surge o schweeb. O nomezinho esquisito não faz juz à ideia simples e interessante que está por trás dele. Locomoção rápida aliada a baixo esforço e ainda produção de energia. E tudo isto financiado com 1 milhão de dólares pelo Google.

A notícia não é nova, saiu no final de setembro, mas é uma boa solução de mobilidade urbana para o futuro. O schweeb foi um dos selecionados pelo Google em um concurso que começou há dois anos e como tinha como proposta encontrar ideias que pudessem melhorar a vida das pessoas. Concorreu com mais de 150 mil projetos, de 170 países. Os outros vencedores do Google 10^100 podem ser vistos aqui (vale a pena).

O schweeb é um trilho suspenso no qual ficam acoplados pequenas cápsulas individuais e transparente movidas pela força motora do próprio passageiro, pedalando. Como há baixo atrito, a pessoa consegue chegar a 40km/h com facilidade, sem ficar cansada.


O protótipo encontra-se na Nova Zelândia, e serve como um "brinquedo" de aventura, quase uma montanha-russa, no qual competidores podem apostar corrida. Mas espera-se que em breve um modelo seja testado em alguma grande cidade do mundo, que ainda não foi decidida.

Pensar que schweebs estão sendo lançados por aí e que, aqui em Salvador, a grande ideia da década foi criar um corredor de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário