quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

carrotmob

"Carrotmobs are cooler than boycotts" escreveu a Time para definir a organização. A ideia é simples: ao invés de se unir para boicotar um estabelecimento, situação em que todos poderiam sair perdendo, um grupo de pessoas se une para consumir em peso em um estabelecimento que fez mudanças socialmente responsáveis. Um boicote ao contrário.

O nome vem da expressão "carrot and stick" que se refere à combinação de prêmio e punição para induzir um comportamento. Organizado por um cara chamado Brent Schulkin, o grupo surgiu em março de 2008, em São Francisco. A ideia é genial porque é muito mais fácil fazer com que mais pessoas consumam em uma loja do que fazer com que elas parem de consumir. Além disto, as pessoas estão, de uma maneira geral, mais dispostas a participarem de um Carrotmob do que de um boicote.


Aqui no Brasil, o único grupo é em Campinas. Seu organizador, o engenheiro Edson Pontes, diz que nada foi feito por enquanto porque estão pensando em um formato adequado para o Brasil. "O brasileiro geralmente é muito entusiasmado com novas ideias, e apoia rapidamente, sem pensar muito a respeito. Mas quando você pede envolvimento, a coisa muda de figura". Já existe uma consciência ambiental no Brasil, mas ainda não existe um comprometimento real com a causa.


Edson explica que é muito fácil participar do movimento, porque basta consumir coisas que você já iria consumir, "mas em lugares que estão comprometidos com a causa da sustentabilidade". Assim, os participantes não perdem nada, e a comunidade ganha um estabelecimento comprometido com uma causa social.

O engenheiro descobriu o movimento através da internet e inclusive conversou com o fundador do Carrotmob através dela. Através da rede o projeto tem se espalhado pelo mundo e assim está chegando em cidades em outros continentes. Além do de Campinas, um grupo acabou de se formar em Buenos Aires.

Sem revolução ou politicagem, o grupo é uma ideia simples de como fazer pequenas mudanças que podem beneficiar um bairro, cidade e o planeta. Reflete também a ideia de consumo responsável, na qual nós, mesmo sem fazer parte de nenhuma mobilização, começamos aos poucos a consumir apenas produtos e em estabelecimentos que de alguma forma procurem fazer alguma diferença.

Quem estiver interessado no projeto, pode falar com o Edson através do e-mail edson_r_pontes@yahoo.com.br e dar uma olhadinha no blog.

Um comentário:

  1. Um projeto excelente e que merece a nossa atenção! Com toda certeza vem para somar e contribuir de forma positiva, em todos os sentidos e para todos os envolvidos! Parabéns caro Pontes!!! Parabéns pelo blog, limpo e interessante!!! Até! ;)

    ResponderExcluir