terça-feira, 30 de novembro de 2010

jil is lucky e carolina chocolate drops

No começo do século XXI, acompanhamos um movimento de resgate da sonoridade do final da década de 70 e 80, com guitarras em destaque e batidas bem marcadas. É dessa época que surgem bandas como The Strokes e Interpol.


Talking Heads - Psycho Killer

Mas indie que é indie tem que se diferenciar, e agora, no final da primeira década do século, é possível começar a perceber um caminho oposto. A busca atual é por um som mais de raiz, com misturas mais acentuadas e nada daquela sonoridade elétrica que machuca um pouco o ouvido. Beirut é uma das bandas mais conhecidas dessa tendência, com alguns (já) clássicos como Elephant Gun.

Outras bandas menos conhecidas também merecem destaque. O som gypsy punk do Gogol Bordello (de Nova York, mas com bigode esloveno) e mesmo a forte regionalidade de Cordel do Fogo Encantado, para citar alguém do Brasil, mostram esse retorno às raízes, à mistura e à vontade de fazer diferente.

E fuçando por aí encontrei duas bandas muito interessantes que seguem de alguma forma essa tendência. A primeira é Carolina Chocolate Drops, que já saiu até na Rolling Stone, mas que não é muito conhecida por aqui. O grupo é da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e faz um resgate da música de corda típica do sul do país. Eles já estão no quinto álbum, o primeiro deles lançado em 2006. A banda faz também releituras de algumas músicas conhecidas, como Hit 'Em Up Style, da Blu Cantrell.

Ainda menos conhecido, Jil is Lucky, com seus óculos de coração azul, é quase um fantasma na internet. Achei poucas informações sobre ele. Vindo da França, atualmente residindo em Paris, o cantor já tem até lojinha. É possível perceber um estilo mais bucólico, in natura em suas músicas. Identificar menos guitarras e menos batidas bem marcadas.

Segundo a Roy Music, sua gravadora, Jil passou os últimos anos viajando o mundo. É esse espírito que ele tenta reproduzir em suas músicas, inclusive em The Wanderer, que, segundo o cantor, terminou de compor enquanto andava pela rua. Seu som é feito de pop, kletzer, mariachi. Acho que tem tudo a ver com o projeto 99novas, não?


Jil is lucky - The Wanderer

Um comentário: