domingo, 5 de dezembro de 2010

over and over

Betty

Caminham paralelas duas tendências na moda completamentes opostas: a extravagância e o minimalismo (que veio com força no verão europeu e, mais uma vez, se firma no inverno). É da primeira, porém, que eu vou falar um pouco. Não apenas porque é mais interessante (né?), mas porque começamos a ver aqui em Salvador, aos poucos, a coragem de abusar nos acessórios, estampas, formatos inusitados.

Não, Lady Gaga não fundou a estética do exagero, mas não se pode negar que foi ela que "liberou" um estilo, digamos, mais drag queen, figurinista que hoje está permitido. Se em Thriller Michael Jackson mostrou para o mundo que a música era também visual, Lady Gaga tem levado isto a um novo patamar, provando que na indústria musical não se sobrevive só de música e ditando uma moda que é seguida por muitos outros artistas (até Cláudia Leitte, gente).

É claro que quando eu falo de uma tendência do exagero eu não estou falando de ninguém vestido de lagosta pela rua, mas é algo que se pode observar
nos sapatos mais altos e pesados, com mais brilhos e fivelas, nos acessórios em demasia, em lantejoulas, laços enormes, estampas e mais estampas, ombreiras, cortes inusitados, maquiagem mais colorida e mesmo nesta modinha de esmaltes super coloridos e diferentes.

Fui às ruas tentar captar um pouco desta estética que, aqui em Salvador, contrasta ainda mais com o calor e a leveza de uma cidade de praia - mas ninguém aguenta mais o estilo básico e padronizado que reina por aqui. Eu gosto do caminho qu
e a moda está seguindo, em que tudo é possível. Lembro em cidades como Barcelona e Londres, por exemplo, em que você podia andar com uma melancia na cabeça e ninguém prestaria atenção. É boa a sensação de que, aos poucos, torna-se permitido vestir o que quiser na capital baiana sem que com isto todos fiquem olhando e comentando. Próximo passo: homens de salto alto. Duvidam?

Fotos no Flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário